Como eu já disse em artigos anteriores, nós, pessoas com depressão, somos sensíveis a muitas coisas. Ao ambiente, às situações e por aí vai. Mas talvez o que mais nos afete são as atitudes das pessoas que nos cercam.

Às vezes as pessoas nos afetam sem maldade alguma, apenas não tem noção do que estão fazendo, e outras nós deixamos a coisa ser pior do que ela realmente é.

Mas existe um tipo de pessoa que parece ter prazer em ver todas as outras pra baixo. Que gostam de pisar, espezinhar, e o depressivo acaba se tornando um alvo fácil.

A essas pessoas convencionamos chamá-las de tóxicas.

Pessoas tóxicas são aquelas que trazem sentimentos ruins ao seu cotidiano e drenam sua energia. No caso de pessoas com depressão, a já pouca energia.

E parece que elas fazem de propósito, não é?

São pessimistas, orgulhosas, invejosas, arrogantes, culpam os outros por tudo que fazem de errado, são manipuladoras e colocam todos os outros em situações difíceis, seja ofendendo, jogando culpa, ou fazendo com que todos sintam-se abaixo de zero porque só elas são boas e todo o resto está errado.

Quando as pessoas tóxicas não conseguem manipular você, elas tentarão manipular como as pessoas enxergam você, mentindo, difamando e caluniando.

Infelizmente todos são obrigados a conviver com alguém assim, seja em ambiente de trabalho, ou, o pior dos casos, em casa.

Eu confesso, já cheguei próximo do extremo por causa de uma pessoa dessas. Tal pessoa conseguiu destruir minha pouca autoestima, meu pouco senso de competência. Hoje não me sinto capaz de performar meu trabalho por causa disso e sigo procurando alternativas.

E não sou só eu, já vi essa pessoa destruir a confiança e a carreira de outros, fazendo com que o mundo gire em torno dela, os outros acreditando que nada dará certo se tal pessoa não estiver lá.

Para lidar com uma pessoa dessas, infelizmente, só existe um jeito. Se afastar completamente e seguir a vida. Tentar ficar o mais longe possível. Sei que às vezes é impossível, ou muito difícil, mas não há outro jeito.

Não revide da mesma forma, isso não é parte da sua natureza e só vai fazer você piorar. Tente desestimular a pessoa tóxica, mostrando que você não está sendo afetado, pode fingir, sem problema. O importante é não mostrar, mesmo que esteja sendo contaminado pela atitude arrogante desse tipo de gente.

Desabafar com alguém ajuda, mas não resolve. Nós somos responsáveis por nossas vidas e está em nós tomar o rumo dela e fazer as mudanças necessárias.

Nada é tão importante quanto nossa saúde física e mental. Sem elas, não atingiremos nenhuma das nossas ambições. Nenhuma riqueza, conforto ou carreira vale manter uma pessoa dessas por perto

Eu estou fazendo isso, e aconselho todos a fazer o mesmo.

Pra finalizar, assistam esse vídeo aqui, que achei bem legal sobre o tema. E comentem lá que assistiram porque esta página indicou! https://www.youtube.com/watch?v=_jHQO0SuiJM&t=269s